Ficha técnica do curso
Formação de Públicos estratégicos para a obtenção da especialização em Igualdade de GéneroApresentaçãoO curso de Formação de Públicos estratégicos para a obtenção da especialização em Igualdade de Género permitirá formá-lo/a enquanto ator/a estratégico/a na temática da Igualdade de Género, promovendo a construção de uma perspetiva igualitária sobre os papéis de mulheres e homens, bem como a sua posterior partilha e “difusão”. |
Informações gerais
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No final do curso, o/a formando/a deverá ser capaz de:
- Proporcionar competências no domínio da igualdade de homens e mulheres;
- Promover a igualdade de género e a capacitação das mulheres;
- Assegurar o envolvimento pleno e igualitário de todas as pessoas, independentemente do sexo, no desenvolvimento sustentável das suas comunidades e sociedades;
- Aumentar a participação equitativa das mulheres e dos homens no processo decisório;
- Apoiar os homens e mulheres na realização dos seus plenos direitos humanos;
- Reduzir o desequilíbrio das relações de poder e as desigualdades entre mulheres e homens, quanto ao acesso e controlo dos recursos e benefícios do desenvolvimento;
- Garantir a imparcialidade na maneira como as mulheres e os homens são tratados/as, garantindo a adoção de medidas especiais para lidar com desigualdade de género e para aumentar a autonomia das mulheres.
Módulo 01 - Enquadramento Concetual (4 horas)
Módulo 02 - Igualdade de Género (6 horas)
Módulo 03 - Roteiros Temáticos de Género: Abordagem Social e Jurídica (20 horas)
Módulo 04 - Metodologias de Formação em Igualdade e Sugestões de Operacionalização (10 horas)
Módulo 05 - Módulo Específico (18 horas)
A escolha das metodologias reveste-se de um caráter estratégico, funcionando como um modo de gestão de três realidades fundamentais da relação pedagógica: formador/a, formando/a e processo de construção de saber. A escolha adequada da metodologia permite que estas três realidades, cuja natureza é distinta, se articulem de um modo harmonioso facilitando atingir os objetivos pedagógicos delineados.
A concretização do referencial em regime b-learning assentará na utilização por todos/as os/as intervenientes na formação de uma Plataforma Colaborativa e de Aprendizagem através de sessões que decorrerão de forma síncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do/a formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência simultânea) e assíncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência desfasada temporalmente). Contudo, ambas as sessões (presenciais ou à distancia) decorrem numa dinâmica que oscila entre técnicas e métodos centrados no/a formador/a (método interrogativo, expositivo, demonstrativo) e centrados nos/as formandos/as (trabalho de grupo, discussão conduzida e simulação de situações).
A avaliação consiste num processo sistemático e contínuo e quanto ao momento distingue Avaliação Inicial / Diagnóstica, Avaliação Formativa / Contínua e, Avaliação Sumativa / Final.
a) A Avaliação Diagnóstica realiza-se previamente à implementação da ação de formação e aprecia essencialmente os conhecimentos, competências, expetativas e necessidades pré-existentes;
b) A Avaliação Formativa realiza-se ao longo do tempo, tem por objetivo criar / preservar as condições propícias à progressão da aprendizagem com sucesso, versando o grau de domínio dos objetivos;
c) A Avaliação Sumativa é usualmente realizada no final do processo de formação (curso / módulo / unidade representativa) e tem por isso uma perspetiva globalizante, visando testar o produto, o resultado final da aprendizagem;
c) A Avaliação Final de cada formando/a determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos inicialmente.
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