Ficha técnica do curso
Base de DadosApresentaçãoO Access é o software de base de dados do Microsoft Office e onde os utilizadores costumam ter mais dificuldades, devido à sua complexidade. A principal função deste software é criar e gerir bases de dados. A versão utilizada será a de 2007. Embora não seja a versão mais recente é bastante utilizada, não possuindo grandes diferenças em relação às versões mais recentes. Foi inclusive a partir desta que foi introduzido o conceito de separadores, ainda utilizado nas últimas versões. |
Informações gerais
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Objetivo Geral
- Compreender, corretamente, o conceito de base de dados através da utilização das principais aplicações.
Objetivos Específicos
- Identificar de cor todos os frisos de uma base de dados;
- Executar as funcionalidades básicas e ajustar definições de uma base de dados, através de exercícios práticos;
- Efetuar as operações principais das tabelas numa base de dados, através de exercícios práticos;
- Definir as chaves primárias de uma tabela, através de exercícios práticos;
- Criar relações entre tabelas, numa base de dados, através de exercícios práticos;
- Construir formulários, com o auxílio de tabelas da base de dados, através de exercícios práticos;
- Realizar consultas numa base de dados, através de exercícios práticos;
- Preparar relatórios, com o auxílio de tabelas de uma base de dados, através de exercícios práticos.
Tema 01 - Ambiente de Trabalho
Tema 02 - Funcionalidades Básicas
Tema 03 - Tabelas
Tema 04 - Formulários
Tema 05 - Obter Informações
Tema 06 - Relatórios
Tema 07 - Impressão
A escolha das metodologias é da responsabilidade de cada formador/a, revestindo-se de um caráter estratégico e funcionando como um modo de gestão de três realidades fundamentais da relação pedagógica: formador/a, formando/a e saber. A escolha acertada da metodologia a seguir deve permitir que estas três realidades, cuja natureza é distinta, se articulem de um modo harmonioso. No entanto, a organização das unidades formativas assenta na ideia de que é pela aplicação das técnicas pedagógicas ativas, que proporcionem participação e autodesenvolvimento, que se vai criar o ambiente mais facilitador de aprendizagem.
Por outro lado, o/a formador/a deverá assumir um papel de facilitador/a do processo de aprendizagem, desenvolvendo uma postura pedagógica de apoio e acompanhamento dos/as formandos/as. Neste seguimento deverão utilizar-se: demonstração; trabalhos em grupo; exercícios práticos; estudo de casos; resolução de problemas; brainstorming; etc. Dependendo do assunto abordado, deve optar-se pela escolha de uma ou mais técnicas.
O processo de avaliação deverá compreender:
a) A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade;
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão sobre a certificação, basear-se- á em trabalhos práticos (individuais e em grupo) e/ou testes.
O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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