Ficha técnica do curso
Formação Pedagógica Inicial de Formadores/asApresentaçãoA formação profissional tem vindo a ter um papel importante contribuindo para o investimento no capital humano, de forma a sermos mais competitivos nos mercados de trabalho e no tecido económico no seu todo. |
Informações gerais
|
No final do curso, o/a formando/a deverá ser capaz de:
- Preparar e planear o processo de aprendizagem;
- Desenhar programas de formação;
- Conceber / explorar recursos didáticos e multimédia;
- Facilitar o processo de aprendizagem orientando para o/a cliente (formando/a), aplicando técnicas diferenciadas de interação pedagógica e de dinamização de grupos;
- Aplicar metodologias de gestão da diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva) no contexto da formação;
- Acompanhar e avaliar as aprendizagens, concebendo os instrumentos de avaliação da formação e das aprendizagens;
- Especificar os resultados da formação e das aprendizagens;
- Gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
- Utilizar e gerir plataformas colaborativas e de aprendizagem;
- Adotar atitudes de empreendedorismo e criatividade;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Módulo 01 - Formador/a: Sistema, Contextos e Perfil (2 horas presenciais + 8 horas a distância)
Módulo 02 - Simulação Pedagógica Inicial (10 horas - presencial)
Módulo 03 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10 horas - a distância)
Módulo 04 - Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10 horas - a distância)
Módulo 05 - Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (2 horas presenciais + 8 horas a distância)
Módulo 06 - Recursos Didáticos e Multimédia (10 horas - a distância)
Módulo 07 - Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10 horas - a distância)
Módulo 08 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10 horas - a distância)
Módulo 09 - Simulação Pedagógica Final (10 horas - presencial)
A escolha das metodologias reveste-se de um caráter estratégico, funcionando como um modo de gestão de três realidades fundamentais da relação pedagógica: formador/a, formando/a e processo de construção de saber. A escolha adequada da metodologia permite que estas três realidades, cuja natureza é distinta, se articulem de um modo harmonioso facilitando atingir os objetivos pedagógicos delineados.
A concretização do referencial em regime b-learning assentará na utilização por todos/as os/as intervenientes na formação de uma Plataforma Colaborativa e de Aprendizagem através de sessões que decorrerão de forma síncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do/a formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência simultânea) e assíncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência desfasada temporalmente). Contudo, ambas as sessões (presenciais ou a distancia), decorrem numa dinâmica que oscila entre técnicas e métodos centrados no/a formador/a (método interrogativo, expositivo, demonstrativo) e centrados nos/as formandos/as (trabalho de grupo, discussão conduzida e simulação de situações).
Considera-se que um/a formando/a teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global dos módulos do curso. Acresce a obrigatoriedade do cumprir a realização de 95% dos trabalhos que são pedidos para os módulos online e de, não poder faltar a um sub-módulo inteiro.
Manifestar interesse |