Ficha técnica do curso
Introdução ao e-LearningApresentaçãoO curso de Introdução ao e-Learning tem como principal finalidade, despertar o interesse do público em geral para a temática da formação a distância mediada pelas novas tecnologias e, transmitir igualmente a todos/as os/as formandos/as, os princípios básicos envolvidos na gestão desta nova modalidade de ensino desenvolvida em ambientes virtuais de aprendizagem. |
Informações gerais
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No final do curso, o/a formando/a deverá ser capaz de:
- Reconhecer a importância atual da formação em e-learning no processo de ensino aprendizagem;
- Descrever o conceito de plataforma de e-Learning, identificando os seus principais recursos tecnológicos;
- Descrever o conceito de conceção de cursos online, com base no modelo do design instrucional;
- Identificar a importância da tutoria e do papel do/a e-formador/a no contexto da formação online.
Módulo 01 - O que é o e-Learning (7 horas)
Módulo 02 - Plataformas de e-Learning (6 horas)
Módulo 03 - Conceção de cursos online (6 horas)
Módulo 04 - Tutoria online e o papel do/a e-formador/a (6 horas)
A realização do curso em regime e-Learning assentará na utilização por todos os intervenientes na formação de uma Plataforma Colaborativa e de Aprendizagem através de sessões que decorrerão de forma síncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência simultânea) e assíncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do/a formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência desfasada temporalmente).
Contudo, em ambas as sessões (síncronas e assíncronas), decorrem numa dinâmica que oscila entre técnicas e métodos centrados no/a formando/a, pois a sua formação baseia-se na aprendizagem autónoma, onde este/a constrói o seu próprio conhecimento e reflete sobre os seus objetivos e perfil de aprendizagem; na aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências, interagindo com o grupo (formandos/as, tutores/as) de acordo com o seu portfólio de competências e os seus interesses pessoais e profissionais; na tutoria ativa, orientadora e estimuladora de aprendizagens significativas, através da promoção de reflexões e pesquisas aliciantes; no acompanhamento contínuo, através de um modelo sequencial de formação, mas também, através da presença diária da equipa de tutoria que acompanha todo o processo de aprendizagem de cada formando/a; na investigação ativa, assente em atividades práticas, em pesquisas estruturadas e na participação em fóruns de discussão e comunidades de prática.
O processo de avaliação deverá compreender:
a) A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade;
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão sobre a certificação, basear-se- á em trabalhos práticos (individuais e em grupo) e/ou testes.
O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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