Ficha técnica do curso
Formação de Formadores/as para obtenção da certificação ou especialização em Igualdade de GéneroApresentaçãoO curso Formação de Formadores/as para obtenção da certificação ou especialização em Igualdade de Género permitirá por um lado, formá-lo/a enquanto formador/a e, por outro lado, formá-lo/a enquanto ator/a estratégico/a na temática da Igualdade de Género, promovendo a construção de uma perspetiva igualitária sobre os papéis de mulheres e homens, bem como a sua posterior partilha e “difusão”. |
Informações gerais
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No final do curso, o/a formando/a deverá ser capaz de:
Especialização em Igualdade de Género
- Proporcionar competências no domínio da igualdade de homens e mulheres;
- Promover a igualdade de género e a capacitação das mulheres;
- Assegurar o envolvimento pleno e igualitário de todas as pessoas, independentemente do sexo, no desenvolvimento sustentável das suas comunidades e sociedades;
- Aumentar a participação equitativa das mulheres e dos homens no processo decisório;
- Apoiar os homens e mulheres na realização dos seus plenos direitos humanos;
- Reduzir o desequilíbrio das relações de poder e as desigualdades entre mulheres e homens, quanto ao acesso e controlo dos recursos e benefícios do desenvolvimento;
- Garantir a imparcialidade na maneira como as mulheres e os homens são tratados/as, garantindo a adoção de medidas especiais para lidar com desigualdade de género e para aumentar a autonomia das mulheres.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
- Preparar e planear o processo de aprendizagem;
- Desenhar programas de formação;
- Conceber / explorar recursos didáticos e multimédia;
- Facilitar o processo de aprendizagem orientando para o/a cliente (formando/a), aplicando técnicas diferenciadas de interação pedagógica e de dinamização de grupos;
- Aplicar metodologias de gestão da diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva) no contexto da formação;
- Acompanhar e avaliar as aprendizagens, concebendo os instrumentos de avaliação da formação e das aprendizagens;
- Especificar os resultados da formação e das aprendizagens;
- Gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
- Utilizar e gerir plataformas colaborativas e de aprendizagem;
- Adotar atitudes de empreendedorismo e criatividade;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Especialização em Igualdade de Género (módulos integrados no referencial da CIG) - 72 horas
Módulo I - Enquadramento Concetual (6 horas)
Módulo II - Igualdade de Género (12 horas)
Módulo III - Roteiros Temáticos de Género: Abordagem Social e Jurídica (36 horas)
Módulo IV - Metodologias de Formação em Igualdade e Sugestões de Operacionalização (18 horas)
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (módulos integrados no referencial do IEFP) - 90 horas
Módulo 01 - Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10 horas)
Módulo 02 - Simulação Pedagógica Inicial (10 horas)
Módulo 03 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10 horas)
Módulo 04 - Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10 horas)
Módulo 05 - Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10 horas)
Módulo 06 - Recursos Didáticos e Multimédia (10 horas)
Módulo 07 - Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10 horas)
Módulo 08 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10 horas)
Módulo 09 - Simulação Pedagógica Final (10 horas)
A escolha das metodologias reveste-se de um caráter estratégico, funcionando como um modo de gestão de três realidades fundamentais da relação pedagógica: formador/a, formando/a e processo de construção de saber. A escolha adequada da metodologia permite que estas três realidades, cuja natureza é distinta, se articulem de um modo harmonioso facilitando atingir os objetivos pedagógicos delineados.
A concretização do referencial em regime b-learning assentará na utilização por todos/as os/as intervenientes na formação de uma Plataforma Colaborativa e de Aprendizagem através de sessões que decorrerão de forma síncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do/a formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência simultânea) e assíncrona (componente da formação em que os tempos de intervenção do formando/a e formador/a, ainda que mediados por um determinado processo ou tecnologia, são de ocorrência desfasada temporalmente). Contudo, ambas as sessões (presenciais ou à distancia) decorrem numa dinâmica que oscila entre técnicas e métodos centrados no/a formador/a (método interrogativo, expositivo, demonstrativo) e centrados nos/as formandos/as (trabalho de grupo, discussão conduzida e simulação de situações).
A avaliação final de cada formando/a, determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos inicialmente. A avaliação do/a formando/a é um processo contínuo, sendo realizado uma avaliação quantitativa por módulo, segundo uma escala de 1 a 5 traduzida do seguinte modo em termos de aproveitamento: 1 - Insuficiente; 2 - Satisfatório; 3 - Bom; 4 - Relevante; 5 - Excelente.
Considera-se que um/a formando/a teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global dos módulos do referencial de FPIF e de 90% sobre a duração dos módulos no âmbito do referencial da CIG. Acresce a obrigatoriedade do cumprir a realização de 95% dos trabalhos que são pedidos para os módulos online e de, no âmbito dos módulos do curso FPIF, não poder faltar a um sub-módulo inteiro.
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